
SST - Saúde e Segurança do Trabalho
A segurança do trabalho possui grande importância para empresas e organizações, pois consiste em um conjunto de procedimentos e condutas que previnem acidentes, doenças ocupacionais e promovem a saúde e bem-estar dos funiconários. Seu principal propósito é obter um ambiente de trabalho seguro e saudável, sendo assim diminuindo os riscos e perigos que possam afetar a integridade física e mental dos trabalhadores. Além de auxliar nos direitos do contratado, possui uma grande função de proteger o empregador de acontecimentos indesejáveis em seu estabelecimento.
- Elaboração de laudos técnicos, documentos de análise de riscos e planos de segurança, tais como:
- PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário.
- PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.
- LTCAT – Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho.
- PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos.
- Envio de eventos de obrigatoriedade ao Esocial, sendo eles:
- S-2210: Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT);
- S-2220: Monitoramento da Saúde do Trabalhador (ASO);
- S-2240: Condições Ambientais do Trabalho – Agentes Nocivos.
- Fiscalização da segurança do ambiente e do cumprimento de norma.
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